Coronavírus – COVID-19 – Tudo que você precisa saber

Neste artigo nós vamos colocar de forma prática tudo que é relevante e importante sobre o Coronavírus – COVID-19 e qual é a situação atual do Brasil sobre a infecção do Coronavírus. Acompanhe os dados abaixo e entenda melhor o que é o Coronavírus, como o Coronavírus é transmitido, quais são os sintomas e cuidados que você deve ter com relação a esse vírus.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm um formato de coroa. Eles são causadores de infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, essas doenças são conhecidas como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).


A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

corona-virus

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/o-que-se-sabe-e-o-que-ainda-e-duvida-sobre-o-coronavirus.ghtml

Como acontece a transmissão do Coronavírus?

Por meio de três formas:

  • Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • Por contato físico, como beijos e abraços;
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimão, por exemplo.
  • Outras formas de transmissão ainda estão sendo analisadas, mas não tem confirmação oficial pelas autoridades responsáveis.

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Nos casos mais graves, que geralmente ocorre em pessoas que já tenham outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Em algumas pessoas os sintomas não se manisfestam, mas a pessoa pode transmitir o vírus para outras pessoas, mesmo sendo assintomático.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/quanto-tempo-o-novo-coronavirus-vive-em-uma-superficie-ou-no-ar.ghtml

Prevenção do Coronavírus:

Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. É preciso:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos;
  • Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Como é feito o tratamento para o Coronavírus?

Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água. As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:

  • Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
  • Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.

Ainda não há vacina disponível. A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. A Rússia também informou que busca uma vacina para o vírus. Um grupo de cientistas americanos anunciou que deve começar a testar as vacinas em três meses.

Quais produtos podem me ajudar na prevenção ao Coronavírus?

O novo coronavírus pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão.

“O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira a cápsula e mata o vírus”, afirma Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A boa notícia é que o coronavírus “não é um vírus muito complicado de matar, pois ele não é resistente no ambiente”, afirma Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Qual é a taxa de mortalidade do Coronavírus?

Ainda não há um percentual oficial de mortalidade da Covid-19, causada pelo coronavírus, segundo Nancy Bellei, infectologista, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Embora ainda não exista um percentual oficial, até a última atualização desta reportagem a taxa de mortalidade era de 2% dos casos confirmados na China, primeiro país a registrar casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já fora da China, a taxa registrada foi de 0,7%.

Situação do Coronavírus no Brasil:

No Brasil até o momento tem 182 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério. Até o momento, só um caso foi confirmado. O paciente retornou de Turim, no norte da Itália, na sexta-feira (21/02) e teve o diagnóstico confirmado na quarta-feira (26/02).

O último boletim divulgado mostrou a seguinte distribuição dos casos SUSPEITOS (Em verificação) pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

Como posso acompanhar os números do Coronavírus no mundo?

No site abaixo você pode acompanhar, no mundo todo, os casos confirmados do Coronavírus:

https://infographics.channelnewsasia.com/covid-19/map.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.