Consulta placa: Saiba mais

0
267

Grande parte da identidade de um carro está em sua placa. Por isso, saber reconhecer os diferentes tipos de placas e onde consultar placa de carro é uma informação valiosa.

Quando você vai comprar um carro seminovo ou usado, quais os detalhes que você mais dá atenção?

A parte mecânica com certeza é um dos primeiros itens a ser checado. Depois vem os itens de segurança, as condições da lataria, pintura… E a placa do carro? Você consulta a placa do carro antes de comprar?

A placa do carro guarda todo o histórico do veículo, como se fosse uma impressão digital ou um CPF. Ao consultar a placa, você pode checar os detalhes sobre o veículo que estão sendo passados pelo vendedor. É o diferencial entre uma boa e uma má aquisição.

Para ajudar você nessa tarefa, ao longo do texto você pode conferir como consultar a placa de um carro. Também ficará sabendo quais informações podem ser extraídas da consulta da placa e os motivos pelos quais é importante consultar a placa do carro.

Antes de saber mais sobre como consultar placa de carro, precisamos entender como funciona o emplacamento e quais os diferentes tipos de placa existentes.

 

 Como funciona o emplacamento de carros?

O Detran de cada estado é o órgão responsável pelo emplacamento dos carros. Cada placa contém uma sequência única, composta por três letras e quatro dígitos – formato ABC 1234.

O Denatran é o órgão responsável por planejar e coordenar a seleção de combinações de três letras presentes na placa do carro. Essa combinação é feita de acordo com o estado de origem do carro.

O primeiro sistema de emplacamento de carros surgiu em 1941, e foi evoluindo até o sistema que conhecemos hoje, que vigora desde 1990. A sequência de letras e números nas placas de carro é separada por hífen ou ponto, obrigatoriamente.

Já as placas de motocicletas possuem formato diferenciado: as letras ficam na parte de cima e os números na parte de baixo. A combinação de letras e números da placa do carro ou da moto é única e intransferível.

Mesmo quando o carro é vendido para uma pessoa de estado diferente do seu de origem, a placa não muda, pois o Denatran não libera uma nova combinação. A única mudança feita nesse caso é a informação de município e estado inscritos na placa do carro.

Assim, o Detran responsável pelas informações do carro passa a ser o Detran do novo município. Essa informação é importante, pois indica o estado onde consultar a placa do carro. Você entenderá melhor mais a frente no texto.

Cores de placas

A cor mais comum dentre as placas de carro é a cinza. Mas não é a única que existe. As placas de carro são divididas em nove cores, e cada uma expressa uma identidade diferente do carro.

Essas cores são:

      Cinza

      Vermelha

      Verde

      Azul

      Verde e amarela

      Preta com letras douradas

      Preta com letras cinzas

      Branca com letras pretas

      Branca com letras vermelhas

E cada cor de placa identifica um uso de veículo:

      Placa cinza é a cor para carros particulares.

      Carro com placa vermelha são carros de transporte público.

      A placa verde é dada aos veículos de concessionárias e fabricantes.

      Placa azul identifica carro para uso diplomático-consular.

      Carros com placa verde e amarela são para uso do executivo ou legislativo federal.

      As placas pretas com letras douradas identificam os carros utilizados pelo legislativo ou executivo do estado ou município, e também pelo judiciário.

      Carro com placa preta e letra cinza é carro de coleção.

      A placa branca com letras pretas identifica viaturas oficiais.

      Carros de auto escola tem a placa branca com letras vermelhas.

Quais informações podem ser obtidas sem fazer a consulta placa do carro online?

Algumas informações podem ser obtidas apenas analisando visualmente a placa do carro. Dados como estado de origem do veículo, por exemplo. Nem sempre a informação de município e estado que vem descrita na parte superior da placa é a mesma de quando o carro foi emplacado.

Para obter essa informação devemos analisar a combinação de letras presente no começo de cada placa de carro. Cada estado do Brasil tem uma abrangência de combinações, como na lista abaixo:

      AAA – BEZ: Paraná

      BFA – GKI: São Paulo

      GKJ – HOK: Minas Gerais

      HOL – HQE:; Maranhão

      HQF – HTW: Mato Grosso do Sul

      HTX – HZA: Ceará

      HZB – IAP: Sergipe

      IAQ – JDO: Rio Grande do Sul

      JDP – JKR: Distrito Federal

      JKS – JSZ: Bahia

      JTA – JWE: Pará

      JWF – JXY: Amazonas

      JXZ – KAU: Mato Grosso

      KAV – KFC: Goiás

      KFD – KME: Pernambuco

      KMF – LVE: Rio de Janeiro

      LVF – LWQ: Piauí

      LWR – MMM: Santa Catarina

      MMN – MOW: Paraíba

      MOX – MTZ: Espírito Santo

      MUA – MVK: Alagoas

      MVL – MXG: Tocantins

      MXH – MZM: Rio Grande do Norte

      MZN – NAG: Acre

      NAH – NBA: Roraima

      NBB – NEH: Rondônia

      NEI – NFB: Amapá

Essas são as primeiras sequências que foram designadas a cada estado. Já há estados que precisaram solicitar ao Denatran uma segunda combinação de letras para emplacar seus carros.

Motivos para consultar a placa do carro na internet

Realizar a consulta da placa do carro é muito importante quando você está num processo de compra desse carro, principalmente se for usado. Como dito anteriormente, a placa do carro é como um CPF ou impressão digital, que armazena todas as informações sobre o carro.

Ao realizar a consulta da placa do carro é possível saber:

      Por quantos donos esse carro já passou

      Em quantos acidentes esteve envolvido

      Se já foi roubado

      Se já foi leiloado

      Se está alienado

      Se há multas à pagar junto ao registro do veículo

      Se o veículo possui alguma pendência jurídica

Com essas informações em mãos você pode avaliar se comprar o carro em questão é ou não um bom negócio.

Onde realizar a consulta da placa do carro?

A internet tornou tudo mais simples, inclusive a consulta da placa do carro. Existem diversos sites nos quais você pode informar a placa do carro e obter um histórico completo.

A maioria desses sites são pagos, porém alguns oferecem até duas consultas gratuitas para o mesmo IP. Alguns dos sites onde você pode consultar a placa do carro são:

      Carfacts – Oferece consulta de placa rápida, retornando informações básicas como: marca, modelo, ano de fabricação, cor e combustível. É gratuito para as duas primeiras consultas.

      Checkauto, da Dekkra – Oferece teste gratuito que informa dados como: histórico de consultas, UF de emplacamento do carro, mês de licenciamento, histórico de furto e inspeção veicular.

      Historicar – A consulta da placa é paga nesse site. Porém, as informações obtidas são mais completas, como: Registros de débitos e alienação, proprietários anteriores, veículos vendidos em leilão, veículos envolvidos em acidentes, veículos sinistrados e remontados e veículos com busca e apreensão.

      Carcheck – Não oferece consulta de placa básica gratuita, porém os resultados de pesquisa são os mais completos. Ao consultar a placa do carro com o carcheck você fica sabendo de qualquer restrição envolvendo o carro, até a identificação das peças do carro.

      InfoCarro SP – O InfoCarro é um site do estado de São Paulo que oferece as informações básicas sobre o histórico dos carros. Basta abrir o site e realizar a consulta da placa do carro.

      Detran do seu estado. O Detran oferece gratuitamente a consulta da placa do carro que você deseja. Porém por questões de segurança, além da placa do carro você deve ter também o número Renavam do veículo.

Com a consulta de placa do Detran, algumas informações básicas são passadas, como: sua marca, modelo, tipo, ano de fabricação, data de licenciamento atual, débitos ou restrições e histórico de infrações.

O site a ser acessado é o Detran do seu estado. Se você mora no Rio de Janeiro, por exemplo, deve acessar www.detran.rj.gov.br.

Lembrando que, quando um carro é transferido de estado, o Detran do novo estado fica responsável pelos seus dados. Então, para consultar a placa de um carro nessas condições, deve-se acessar o site do estado que o carro se encontra.

Aplicativos para consulta de placa

Existem também alguns aplicativos para celular que você pode utilizar para realizar a consulta de placa do carro em questão. O aplicativo mais conhecido se chama Checkplaca, e foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça.

Além da consulta de placa, o Checkplaca identifica se o carro está em situação irregular – roubo ou furto – e alerta o usuário. Este, por sua vez, opta por ligar ou não anonimamente para a polícia e informar a situação.

É gratuito e pouco depois de ser lançado alcançou 400 mil downloads e mais de 5 milhões de consultas de placas. O aplicativo está disponível para Android e Iphone.

Conclusão

Neste artigo você conferiu em que consiste o emplacamento de veículos no Brasil, os tipos diferentes de placas e como fazer uma consulta de placa de carro na internet – com várias opções de sites gratuitos e pagos. Com todas essas informações em mãos, você está preparado para comprar qualquer carro que desejar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here