Desligamento da TV analógica

O processo de migração do sinal analógico para o digital se iniciou em 2015, e de acordo com o MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – até 2018 mais de 1300 municípios em todo o país já terão o sinal analógico desligado.

Para entender melhor toda essa revolução digital que acontece em frente aos nossos olhos é preciso conhecer a Seja Digital que é a instituição responsável pelo processo de Desligamento da TV analógica.

A Seja Digital é a Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV – EAD, trata-se de uma instituição não-governamental criada pela Anatel para operacionalizar todo esse processo de migração, e assim, garantir com que todas as pessoas tenham acesso ao sinal digital.

A Seja Digital tem a missão de desenvolver campanhas, mobilizações e promoções com o intuito de popularizar a ideia da TV Digital.

É seu dever oferecer suporte às pessoas, como o esclarecimento de possíveis dúvidas, e também é de sua responsabilidade a distribuição gratuita dos kits de antena que serão oferecidos às famílias que possuam cadastro nos programas sociais do Governo Federal.

Para as pessoas que possuem ainda a televisão analógica, saibam que não é necessário trocar o aparelho, mas é preciso adquirir uma antena digital juntamente com seu conversor.

Do contrário, não receberam o sinal digital com sua nitidez característica que torna tudo mais real. A tecnologia da TV Digital que adentrará a sua sala fará com que você mude seu jeito de assistir televisão.

Desligamento da TV analógica

O fim das interferências e dos ruídos é um dos benefícios da migração da TV analógica para o sinal digital. Além é claro, da perceptível melhora na nitidez e na resolução das imagens e também no que se refere aos ganhos em interação e mobilidade.

O telespectador só tem a comemorar com o fim do sinal analógico. Interatividade, imagens e sons de qualidade é o que a TV Digital tem a te oferecer, e o melhor, a sua TV ainda vai continuar gratuita.

Sobre as Antenas Digitais

São três os tipos disponíveis de antenas digitais. A primeira dica é que a antena tem que ser UHF, pois os outros modelos não são capazes de realizar a captação do sinal digital. Sendo assim, ainda que os televisores sejam digitais, sem a antena UFH e uma adequada instalação da mesma não é possível ter os ganhos da tecnologia da TV Digital.

O primeiro modelo a ser apresentado é o Antena Externa. Como o nome já pressupõe, esta antena tem de ser instalada no telhada da residência. E o modelo mais indicado, devido ao fato de não haver barreiras que possam influenciar a qualidade do sinal.

O segundo tipo é a Antena Interna. Neste caso, o aparelho é colocado dentro do imóvel e por consequência, sofre riscos de influência no seu sinal. Devido as próprias paredes da casa a captação do sinal é prejudicada, por isso este modelo é pouco recomendado pelos técnicos.

O terceiro modelo é a Antena COLETIVA. Desenvolvido para a instalação em prédios e condomínios, este modelo é ideal para ser usado de forma coletiva e garantir a todos os vizinhos os benefícios da TV Digital.

Kits de distribuição gratuita

Os Kits de distribuição da Antena Digital serão disponibilizados de forma gratuita às famílias que possuam inscrição nos programas sociais do Governo Federal. Esses kits são compostos por uma antena UFH mais conversor e controle remoto, e sua distribuição é de responsabilidade da Seja Digital.

Lembrando que só vai precisar do conversor para TV Digital as pessoas que possuem televisores fabricados antes do ano de 2010, como as TVs de tudo e telas planas que ainda não têm o conversor embutido.

Para evitar equívocos é recomendado que o consumidor consulte o manual do aparelho para se certificar de que o produto precisa ser adaptado.

O MDS – Ministério do Desenvolvimento Social – disponibiliza a lista de pessoas que receberão os kits gratuitos e a Seja Digital segue o trabalho comunicando essas pessoas do seu benefício.

Para saber se seu nome já consta na lista, entre em contato com a Central de Atendimento da Seja Digital pelo número 147 ou acesse o endereço [email protected] para esclarecer suas dúvidas. Saiba que seus profissionais estão à disposição para atendimento 24 horas por dia.

Prazo para o Desligamento da TV analógica nos estados do Brasil

Confira agora o cronograma para o desligamento da TV analógica nas principais cidades brasileiras, de acordo com o site do G1:

Brasília (DF) 17 de novembro de 2016;
São Paulo (SP) 29 de março de 2017;
Goiânia(GO) 31 de maio de 2017;
Recife (PE) 26 de julho de 2017;
Fortaleza (CE) 27 de setembro de 2017;
Salvador (BA) 27 de setembro de 2017;
Rio de Janeiro (RJ) 25 de outubro 2017;
Vitória (ES) 25 de outubro de 2017;
Belo Horizonte (MG) 08 de novembro de 2017;
Curitiba (PR) 31 de janeiro de 2018;
Porto Alegre (RS) 31 de janeiro de 2018;
Florianópolis (SC) 31 de janeiro de 2018;
São Luís (MA) 28 de março de 2018;
João Pessoa (PB) 30 de maio de 2018;
Belém (PA) 30 de maio de 2018;
Aracaju (SE) 30 de maio de 2018;
Maceió (AL) 30 de maio de 2018;
Manaus (AM) 30 de maio de 2018;
Natal (RN) 30 de maio de 2018;
Teresina (PI) 31 de maio de 2018;
Boa Vista (RR) 28 de novembro de 2018;
Palmas (TO) 28 de novembro de 2018;
Cuiabá (MT) 28/ de novembro de 2018;
Campo Grande (MS) 28 de novembro de 2018;
Macapá (AP) 28 de novembro de 2018;
Porto Velho (RO) 28 de novembro de 2018;
Rio Branco (AC) 28 de novembro de 2018.

Este cronograma pode sofrer variações e não cumprir necessariamente os prazos aqui estipulados.

Para saber com precisão a data de Desligamento da TV Analógica no seu município consulte o site da Seja Digital, também visite o endereço para esclarecer suas dúvidas a respeito do desse processo de migração de sinal.

E claro, comece a se acostumar com a ideia de uma televisão com sons e imagens digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.