Identidade Jovem

Identidade Jovem


A Identidade Jovem, também conhecida por ID Jovem, foi desenvolvido pelo governo federal com o intuito de incentivar os jovens a participarem de eventos culturais pagando somente meia entrada, este benefício também se estende ao transporte interestadual, entre outros eventos. 

Se você deseja saber mais sobre este auxílio criado pelo governo para promover a cultura entre os jovens, continue a leitura deste presente artigo para ter acesso a maiores informações.

O ID Jovem é destinado a jovens de baixa renda e será concedido a partir de um documento de identificação pessoal digital. Jovens de 15 a 29 (quinze a vinte e nove) anos terão acesso a este benefício que visa estimular o ingresso desses ao mundo cultural e promover sua integração a ele. 

Todos os seus eventos preferidos estarão mais perto de serem alcançados, porque o ID Jovem foi feito para que você tivesse acesso a eles.




Este documento é de caráter digital, dessa forma, o cidadão passa a ter uma identidade virtual que lhe permite pagar somente o valor referente a metade do evento. Assim, esta iniciativa do governo federal tem o intuito de promover a cultura tornando os eventos artísticos mais acessíveis ao público em geral a partir do ID Jovem.

A responsável pelo monitoramento e controle do ID Jovem é a Caixa Econômica Federal, também responsável pelo desenvolvimento da página da internet e aplicativo para celular. 

O documento sendo virtual, nada mais coerente que uma plataforma digital e igualmente inteligente para fornecer-lhes informações sobre o benefício, ferramentas de consulta e de alteração, além de permitir a emissão de segunda via, tudo via celular.  

Como já foi mencionado, somente jovens de idade entre 15 a 29 (quinze a vinte e nove) anos de idade poderão solicitar pela a sua Identidade Jovem. Também é importante lembrar que esses cidadãos precisam comprovar renda familiar mensal de até dois salários mínimos para terem direito ao benefício. 

Outro requisito necessário para a emissão do ID Jovem é a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único), trata-se de mais um programa social do governo federal que possui um sistema de cadastro de dados de cidadãos de baixa renda do país.

Para evitar problemas no momento de solicitar pelo seu ID Jovem é indicado que seus dados contidos no CadÚnico estejam atualizados no sistema pelos últimos dois anos. 

Aos indivíduos que ainda não possuem cadastro, estes devem se dirigir até o CRAS da sua cidade com seus documentos pessoais em mãos e mais alguns referentes aos dependentes da família. O governo fará uma análise dos dados fornecidos pelo cidadão e depois identificará quais famílias têm direito a benefícios sociais como oID Jovem, Bolsa Família ou Salário Família entre outros.

Para gerar o seu ID Jovem, primeiramente, o jovem deve possuir o número do NIS (Número de Identificação Social) este número além de garantir que o jovem e sua família tenham acesso a outros benefícios do governo também é o responsável pelo cadastro do ID Jovem que é feito a partir desse documento. Depois de possuir o seu número do NIS, pelo aplicativo de celular o jovem pode gerar a sua identidade virtual.

O ID Jovem deve ser usada em eventos artísticos e culturais de qualquer espécie e qualidade, vale o gosto do freguês, que neste caso pagará somente meia entrada para ter acesso a seus eventos culturais favoritos. Shows, eventos esportivos, teatros, cinemas, além de garantir transporte interestadual totalmente gratuito com custo reduzido.  

A carteira de identificação para jovens no Brasil é responsável pelo acesso ao capital cultural de milhares de brasileiros que não teriam a arte tão perto caso não houvesse tal programa social. 

Se você é jovem e se encaixa nos requisitos exigidos para a emissão do ID Jovemnão perca esta oportunidade especial de trazer mais cultura e mais eventos artísticos para a sua vida. Mergulhe em um mundo marcado por cores e pague só metade pelo passeio.

Quanto as viagens interestaduais que são disponibilizadas pelo programa, é importe atentar para o fato de que essas só poderão ser feitas para cidades fora do estado de origem, em ônibus de classe econômica ou trem. 

São duas as vagas disponibilizadas totalmente gratuitas para os cidadãos que possuem a Identidade Jovem e mais outras duas vagas que recebem um desconto de 50% do seu custo.  

Como fazer a emissão do ID Jovem



Para emitir o ID Jovem, o jovem de baixa renda deve estar atento ao fato de que este documento só pode ser gerado de forma virtual, usando um aplicativo para celulares. Tal programa foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e é com ele que se emite a Identidade Jovem a partir do fornecimento do número do NIS do cidadão.

O aplicativo gerará o documento de identidade digital que será vaidade e segurado pelo QR CODE, esse código será utilizado no momento de ingresso a eventos e demais atividade que foram amis cedo citadas aqui. 

Usando o site da Caixa também é possível emitir a sua Identidade Jovem, tal documento também pode ser emitido por meio de imagem, para assim, também integrar ao programa aqueles que não possuem celulares capazes de instalar aplicativos.

Para credenciar a ID Jovem e ter o controle dos jovens cadastrados, a Caixa Econômica Federal foi a escolhida para a função. Responsável pelo credenciamento e cadastro desses jovens, a Caixa disponibiliza o aplicativo para celular que informa seus usuários sobre o Projeto Identidade Jovem além de indicar os estabelecimentos comerciais que darão direito ao benefício.

Para conhecer maiores informações cobre o ID Jovem não deixe de acessar a página doProjeto IdentidadeJovem na internet e conhecer com mais propriedade a este programa capaz de tornar a vida de milhares de jovens brasileiros mais colorida e cheia de arte.

Divulgue o projeto para que mais pessoas tenham acesso a programas sociais como este, que busca integrar por meio da cultura cidadãos de diversas faixas de renda. Não deixe de participar e trazer mais arte para seu dia a dia, cadastre a sua identidade virtual e aproveite um mundo desenhado para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.