Cartão Cidadão

Cartão Cidadão


O Cartão Cidadão é um direito conquistado e todo brasileiro, em algum momento da vida, vai precisar fazê-lo, pois ele é a garantia magnética de que seus devidos benefícios podem ser retirados no momento que precisar, com rapidez e sem maiores preocupações. 

Se você como cidadão deseja saber mais sobre esta ferramenta que é sinônimo das suas garantias como trabalhador brasileiro, continue a ler este artigo para conhecer mais sobre o Cartão Cidadão.

Ao deter em mãos o Cartão Cidadão, o trabalhador brasileiro ganha maior praticidade para a sua vida, pois esta ferramenta lhe permite evitar as longas filas ou períodos intermináveis de espera. Basta que o beneficiário use seu cartão nos terminais de autoatendimento e consulte seu saldo de FGTS, seguro desemprego, PIS, Bolsa Família entre outros benefícios liberados pelo governo.

O Cartão Cidadão foi criado com o intuito de facilitar o acesso dos brasileiros aos seus direito e benefícios trabalhistas e sociais. Este cartão garante autonomia a seu titular, pois pode ser usado em qualquer correspondente da Caixa Econômica Federal, como casas lotéricas e terminas Caixa Aqui, inclusive nas próprias agências do banco. 

Assim, o trabalhador economiza o seu que seria gasto em filas internáveis e/ou bancos de espera.



O Cartão Cidadão como bem definido pela Caixa Econômica é um grande parceiro dos trabalhadores que trabalham de maneira formal no país, ou seja, que possuam registro na carteira de trabalho. 


Todas as informações contidas no Cartão Cidadão são de exclusividade do seu titular, sendo assim, somente o detentor da ferramenta pode fazer o seu uso.

Com seu cartão em mãos, o trabalhador pode executar outras funções como a consulta e saque de benefícios relacionados ao PIS, por exemplo, entre outras facilidades.


Funções do Cartão Cidadão para os Brasileiros


O Cartão Cidadão permite maior acesso do trabalhador brasileiro aos benefícios do governo, sendo assim, o cidadão tem mais segurança e garantias e no que se refere a seu relacionamento com o governo. O principal motivo que leva o brasileiro a querer fazer o seu Cartão Cidadão é para retirar os recursos do FGTS. Porém, as funções deste cartão vão para muito além do Fundo de Garantia.

Conheça as outras funções disponíveis no seu Cartão Cidadão e saiba aproveitar melhor esta ferramenta. Através das agências da Caixa Econômica, ao deter o seu Cartão Cidadão em mãos, o trabalhador pode consultar o saldo do PIS, sacar o seguro desemprego, sacar o abono salário, sacar o rendimento do PIS, ver o saldo e o extrato do FGTS e também receber o saldo delimitado aos valores estabelecido pela Caixa da conta FGTS. Através d telefone, o trabalhador apenas consegue consultar o seu saldo do FGTS.


Quanto as funções que o cidadão pode executar pela internet é a atualização dos seus dados de contato como endereço de e-mail, endereço residencial e número de telefone e também consegue consultar maiores informações relacionadas aos benefícios do FGTS. 

Nas Casas Lotéricas ou nos Terminais de Caixa Aqui é possível ter acesso ao abono salarial e também sacar o rendimento do PIS, com o Cartão Cidadão em mãos, o cidadão também consegue sacar o seu seguro desemprego e acessar o saldo da sua conta FGTS, além de poder fazer o cadastro da sua senha após o bloqueio do cartão.

Entenda como fazer o seu Cartão Cidadão


Se você ainda não tem o seu Cartão Cidadão está na hora de mudar isso. Adquirir o seu é uma tarefa simples e muito compensadora, pois com esta ferramenta o trabalhador tem a garantia do recebimento dos seus direitos com rapidez e sem ter de ficar esperando horas pelo atendimento. 

Para adquirir o seu Cartão Cidadão basta se dirigir até a agência da Caixa Econômica mais próxima e fazer o seu pedido pessoalmente, se preferir, também pode estar fazendo esta solicitação via ligação telefônica no número 0800 726 0207.  

Fazer realizar o cadastramento no Cartão Cidadão, é necessário que o trabalhador já seja cadastrado no PIS/PASEP, ou seja, já tenha seu número de inscrição social, o NIS, ou o seja inscrito no NIT, número de inscrição do trabalhador. 

Além disso, para realizar o seu cadastro é preciso que tenha os seguintes documentos sob sua posse: carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho e previdência social.
Feita a solicitação do seu Cartão Cidadão, agora é o momento de aguardar o recebimento do mesmo no endereço cadastrado, o prazo para a sua entrega é de quinze dias. 

No caso dele não chegar no endereço informado no dia de pedido do cartão, o mais recomendado é que o titular se encaminhe até a agência da Caixa Econômica mais próxima para fazer a sua retirada. Para retirar o seu Cartão Cidadão pessoalmente é preciso levar a seguinte documentação: carteira de identidade (RG), CNH válida, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho e previdência social.

Depois de estar com o seu Cartão Cidadão em mãos é o momento de cadastrar a sua senha. Trata-se de um processo muito simples, basta e dirigir até uma das agências da Caixa Econômica, ou Casas Lotéricas, ou Correspondentes do Caixa Aqui e solicitar pelo cadastro da sua senha. 

Se preferir, também pode ligar antecipadamente e solicitar a autorização do cadastramento da sua senha em alguma lotérica, para isso use o número 0800 726 0207.

Agora você já possui muitas informações sobre o Cartão Cidadão, sobre suas vantagens e como esta ferramenta é útil para facilitar o acesso do cidadão aos seus benefícios, e consequentemente, a relação deste com o governo. 

Portanto, se você ainda não tem o seu Cartão Cidadão, neste artigo você recebeu dicas úteis para facilitar a sua adesão a ele.

Agora você, cidadão brasileiro, já reconhece o quão importante e funcional este cartão é. Para quem limitava as suas funções ao recebimento do Fundo de Garantia, percebeu os muitos serviços que ele opera. 

O Cartão Cidadão é uma ferramenta de grande importância, pois além de facilitar aos trabalhadores o acesso aos seus benefícios e direitos, também permite o exercício da cidadania. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.